Dungeons & Dragons Transparent

Os roleplaying games nunca foram tão populares. Há quem diga que o grande sucesso de Dungeons & Dragons se deu lá pelo começo da década de 1980, no entanto, tenho minhas dúvidas. Hoje este memorável sistema é jogado em vários países para além do eixo Estados Unidos/Europa, sem contar os outros sistemas e ambientações lançados em todo o mundo.

Graças à internet, o RPG ganhou um patamar notável. Partidas de jogos de interpretação de três, quatro horas ou mais são transmitidas via Twitch ou mesmo pelo Youtube gaming, além de lotar auditórios inteiros com vários interessados. Séries como Critical Role e Aquisitions Incorporated dominam os streamings… é, meus caros, os RPGs estão na moda novamente, então, aproveitemos!

19757973_1591453764220596_677371314_nNos últimos dias eu postei vários tweets dando dicas como escrever campanhas e aventuras de RPG. Na época pensava apenas em compartilhar algumas experiências com os novos programas e Apps que ajudam bastante o trabalho do Mestre e, para a minha surpresa, recebi pedidos para que continuasse escrevendo sobre. Os tweets foram escritos em inglês, até que as pessoas que comentaram e compartilharam não são do Brasil.

Contudo, é evidente que várias dicas preciosas ficaram de fora. Não dá para abordar um assunto tão vasto em 140 caracteres, sem contar que parece que o engajamento das pessoas vai se perdendo ao longo de 10, 15 ou mais de 20 tweets espalhados pelas timelines. Eis que decidi recriar esta série aqui, no Ao Sugo e, de forma adequada. Pretendo gastar alguns artigos e páginas por aqui falando sobre o papel do Mestre nos RPGs, coisa que, acreditem se quiser, muito jogador novato e aspirante a Mestre desconhece. Bem-vindxs a minha mais nova coluna semanal na Taverna, a Dicas de Mestre! Não perca nos próximos dias o primeiro artigo da coluna, Começando do zero.

Victor Hugo Kebbe, orgulhosamente mestrando D&D desde 1992

Caso queira acompanhar meus tweets exclusivos sobre RPGs e dicas de mestria, fique à vontade para conhecer o Tweets from the Underdark (em inglês)!

Imagem: arte de Tyler Jacobson para o Dungeon Master Guide D&D 5th Edition.

Deixe um comentário elegante

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s