Fazia um bom tempo que eu não mestrava uma daquelas boas e velhas partidas de RPG. Sejamos justos, estamos todos crescidos e cada um morando em algum ponto do planeta, com agendas conflitantes e tudo mais. Eis que, agora que o Dungeons & Dragons voltou a ser popular again, compro a licença de um programinha super batuta que iria resolver todos os meus problemas. E, de fato, tcharans, resolveu.

Fantasy Grounds é uma das melhores plataformas disponíveis para se jogar Tabletop Roleplaying Game online. Nunca foi tão fácil para os jogadores se reunirem em volta de uma mesa virtual para ter as campanhas em andamento. Nos dias de hoje torna-se cada vez mais difícil conseguir reunir os jogadores em volta de uma mesa física para as partidas, algo que o Fantasy Grounds tem contornado e com muito louvor.

No início eu era bastante reticente ao uso da plataforma, isso por ser um Mestre de RPG desde 1992. Acreditava que a falta da interatividade social in loco seria prejudicial demais ao andamento do jogo, o que se mostrou uma mentira: o Fantasy Grounds não só me permitiu voltar a mestrar RPG, como também me deixou criar mesas e campanhas simultâneas com amigos muito distantes.

Como Mestre, o Fantasy Grounds ainda facilita a criação e condução das aventuras e campanhas, uma vez que a plataforma deixa tudo pronto e de fácil acesso na interface. Sou Mestre da época em que se escrevia as aventuras à mão e me recordo do trabalho de pesquisa que o Mestre precisava fazer para consolidar uma aventura antes da partida. Tudo isso mudou drasticamente com o Fantasy Grounds, sendo quase que indispensável nos dias de hoje para criar uma boa história. Em tempos em que todos os jogadores já são adultos e não tem mais o mesmo tempo de antes para criar as narrativas, essa plataforma online resolveu o problema com muito sucesso.

fantasygroundscombat-noscale

Devo dizer que o Fantasy Grounds é melhor pensado para mesas de Dungeons & Dragons (com vários suplementos disponíveis), mas a lista de outros sistemas está crescendo ao longo dos dias. Para os mestres, o maior obstáculo do Fantasy Grounds é o preço, pois as licenças são bastante caras (senão irreais, considerando que existem outras plataformas de Tabletop RPG online que são gratuitas). Contudo, o Fantasy Grounds vale pela interface e pela plataforma, além de deixar tudo muito mais organizado e apresentável do que programas similares.

Uma questão importante aqui é que o Mestre precisa ter a versão completa do programa, ao passo que os jogadores só precisam ter a versão demo para conseguir jogar. No mais, devo dizer que o Fantasy Grounds me permitiu retornar ao mundo dos RPGs de mesa, hoje podendo mestrar duas campanhas simultâneas, algo que não era possível nem no passado. Por ser online, a plataforma possibilitou reunir amigos distantes, além da questão do conforto de cada um poder jogar em casa.

fantasygroundsmap-noscale

Gostaria de saber de vocês sobre as suas opções no mundo dos RPGs virtuais, sabendo que existem várias plataformas online criadas por jogadores marmanjos como eu para jogadores marmanjos como eu para manter o hobby. E se vocêjá usa o Fantasy Grounds, please, deixe aqui os seus comentários sobre as suas aventuras.

Imagens: Destructoid

Review publicado originalmente no Steam

Victor Hugo Kebbe

2 comentários »

  1. Eu não consegui fazer o Fantasy grounds funcionar no meu pc. Faço o teste e só dá falha. É uma pena. Parecia promissor

Deixe um comentário elegante

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s