The Elder Scrolls V é, definitivamente, um dos melhores jogos de RPG eletrônicos já feitos. Skyrim está lado a lado de preciosidades como a série Mass Effect, Dragon Age e The Witcher, nos trazendo uma história envolvente num cenário exuberante. Para mim, gamer desde o bercinho, Skyrim também trouxe uma engine que deu um baita respiro no mercado. Isso sem contar o sistema de progressão que chutou a bunda do tradicional sistema de classes dos eRPGs existentes, tudo isso uma novidade para 2011.

Pois bem, cá estamos em 2016 e muita água já passou. Conhecemos Dragon Age Inquisition que, por si só, é uma beldade do mundo dos games, além do absurdamente impressionante The Witcher III – Wild Hunt. Este último revolucionou a própria engenharia dos computadores, desenvolvido para uma geração de PCs que mal existia na época em que foi lançado. Diante deste cenário, Skyrim , um joguinho de 2011, morreu e já foi enterrado, certo?

Não, obrigado. A Bethesda anunciou o lançamento de The Elder Scrolls V – Skyrim – Special Edition para 28 de outubro de 2016, prometendo uma repaginada drástica em todas as skins e efeitos visuais do nosso jogo querido. Contudo, a gente não precisa esperar até outubro para poder jogar Skyrim em sua capacidade embelezística máxima.

Graças a comunidade de Mods (de Modification), é possível deixar Skyrim  com uma cara de jogo produzido em 2016, sim senhor. Todos os jogadores de Skyrim que se prezem tem seus Mods favoritos e, como não poderia deixar de ser, deixarei aqui a minha lista. Todos disponíveis na Steam Workshop, em questão de poucos minutos você pode transformar seu Skyrim no jogo mais bonito do seu computador.

Melhorando as texturas

Antes de mais nada, a própria Bethesda disponibilizou um DLC gratuito com uma primeira repaginada das texturas do jogo, deixando-o completamente em alta resolução. Esse pacote, conhecido como Skyrim – High Resolution Texture Pack, é o primeiro item que você precisa baixar no Steam para iniciar a melhoria do jogo. Contudo, vale a pena notar que esse DLC exige também uma máquina melhor do que para a versão anterior.

Deixando Whiterun mais viva

Uma das principais cidades de Skyrim , Rio Branco, Whiterun parece um vilarejo abandonado no topo de uma colina, certo? Eu sei que a ideia era que parecesse Edoras do Senhor dos Anéis, contudo, ninguém merece viver naquela aridez toda. Para tanto, a primeira coisa que você deve procurar é pelo Mod Towns and Villages Enhanced – Whiterun ou Villes et Villages améliorée: Blancherive na Steam Workshop. Desenvolvido por Aplestormy e Minimonster, este Mod deixa Whiterun cheia de vida, com mais árvores dentro da cidade e sem prejudicar o desempenho do jogo. Para não sentir uma diferença gritante com sua nova Whiterun, procure também pelo Mod Villes et Villages améliorées: Blancherive extérieures, também de Aplestormy . Esta modificação fará com que Whiterun fique repleta de árvores e utensílios do lado de fora das muralhas.

Deixando Riften um ninho de ratos bem mais arrumado

Seguindo a série Towns and Villages Enhanced, outro Mod interessante é aquele aplicado em Riften, deixando a cidade com mais vida. Sim, sim senhor, mais plantas, mais flores e mais vivacidade. Aplestormy ataca novamente com essa repaginada muito elegante e que merece ser instalada em 2 pulos.

Uma das cidades mais bonitas de Skyrim: Markath

Markath, a Cidade de Pedra, é uma das mais antigas construções Dwemer de Skyrim . Muita gente chama os Dwemer de “anões”, contudo, essa terminologia está pra lá de equivocada. Os Dwemer são parte de uma etnia élfica do continente, conhecidos pelo trabalho em ferro e metal lá nas profundezas. Para os que curtem visitar as ruínas deste povo já extinto, bem, Markath é ainda uma cidade vida, entalhada em uma longa cordilheira. Instale agora o Towns and Villages Enhanced – Markath+.

 

Windhelm como deveria ser

A capital nórdica do rebelde Ulfric Stormcloak também teve a sua chance para ser remodelada, agora com algumas adições e detalhes que deixam a cidade mais viva. Arbustos, folhagens e vegetação condizentes com o clima cruel do norte nevado foram adicionados em pontos estratégicos, deixando esta cidade de pedra muito, mas muito elegante neste Towns and Villages Enhanced – Windhelm, também de Aplestormy.

Solitude: mais cor, por favor!

Outra cidade que ganhou uma vegetação densa e, com isso, muito mais cor, foi Solitude, a cidade construída sob o mar! Como vocês já devem ter notado, praticamente tudo o que esse desenvolvedor criou, Aplestormy , acabou deixando Skyrim melhor, até que seus Mods são alguns dos mais baixados e ranqueados da Oficina Steam. Para além de Solitude, dessa série Towns and Villages Enhanced, vale a pena procurar por Morthal, Dawnstar, Winterhold e o Villages Redux, deixando a sua experiência de jogo muito mais aprazível.

Vamos repintar toda a grama

Sim, também criaram um Mod que altera drasticamente a qualidade da vegetação em Skyrim . Aliado ao pack Skyrim – High Resolution Texture Pack, agora você terá em mãos um conjunto completo que vai refazer a flora de todo o jogo, deixando-o, é claro, muito mais bonito. O Mod é chamado Skyrim – Nicer Shrubs, plants & grass, do desenvolvedor ReDragon.

Purificando a água

Um modificador interessante é o Pure Waters, responsável pela melhoria (considerável) da qualidade da água, não só agora mais cristalina, mas que também reflete melhor as superfícies e adiciona novos afluentes em riachos e tudo mais.

Fauna barulhenta que nada

Para dar uma turbinada na sua experiência de imersão, o modificador Sounds of Skyrim – The Wilds adiciona um pacote bastante variado de efeitos sonoros reproduzindo a fauna em vários tipos de território. Jogar Skyrim com fones de ouvido ficou ainda melhor.

Saturação e Contraste agora resolvidos

Para finalizar, minha última sugestão, que vai deixar o seu Skyrim com um controle muito mais realista de saturação e contraste, melhorando consideravelmente a sua experiência em jogo. Criados por Aplestormy, temos tanto o Mod Immersive Saturation Boost quanto o Immersive Constrast Boost, sendo, no entanto, incompatíveis um com o outro, devendo apenas um ser instalado. Escolha com sabedoria.

Victor Hugo Kebbe, Dragonborn nas horas vagas

Victor Hugo Kebbe

Nerd, Antropólogo Japanologista, Bibliotecário do Novo Canon e do Velho Universo Expandido de Star Wars, Dragonborn, Witcher, Vault Hunter, exímio piloto de A-Wing, combatendo os Geth e Reapers até os dias de hoje.

Deixe um comentário elegante

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s