Victor Hugo, Endor – Para os fãs de Star Wars em todo o mundo, não tem nada mais divertido do que uma boa convenção. Nós aqui no Brasil também somos notórios pela realização das diversas Jedicons pelo país. A primeira experiência do Ao Sugo em uma dessas foi na Jedicon Rio de Janeiro 2013, um evento épico que se provou enquanto um marco na história do fandom nacional.
Naquela oportunidade fomos absurdamente muito bem recebidos pelo presidente do CJRJ, nosso caro Brian Moura e pelos coordenadores Henrique Granado e Roberta Manaa, selando uma amizade que atravessou a convenção e acabou virando uma duradoura parceria entre os próprios sites. Foi o convite para a Jedicon Rio 2013 que estimulou a criação da nossa coluna dedicada a Star Wars, a Holonet, volta e meia cruzando o próprio Holocron do site do CJRJ.
Infelizmente no ano de 2014 a Jedicon Rio não pôde ser realizada, principalmente por falta de verba. Para a realização da Jedicon Rio 2015, o CJRJ iniciou um projeto de crowdfunding nacional para cobrir os gastos estruturais e poder oferecer o que os caras sabem fazer de melhor, um evento que consegue reunir várias gerações de fãs, mantendo acesa a chama de um gosto nerd muito querido por nós, Star Wars.
Confesso com bastante sinceridade que fiquei feliz ao saber que o projeto deslanchou e já conseguiu angariar a meta inicial com 253 apoiadores, pelo menos até a publicação deste post. O CJRJ mantém aberto o projeto de financiamento para que várias outras atrações possam ser trazidas para os fãs, como uma seção infantil especial para os fãs das mais novas gerações. Convido os leitores do Ao Sugo a conhecerem o projeto e, para nossos leitores do Rio e demais interessados, que participem da ideia, simplesmente clicando aqui. A ideia é legal e a gente não pode deixar um marco desses passar em branco: seja super-awesome e faça a sua parte. Que a Força esteja com vocês.
Imagens: Juli Azevedo, colaboradora do Ao Sugo