Com o Natal chegando e a vergonha batendo na cara venho com um artigo há muito ensaiado e há muito prometido. O ano de 2013 foi o ano em que adentrei de vez nos reinos da Literatura Fantástica, o que influenciou sobremaneira na edição do Ao Sugo. Como forma de finalizar este ano “no azul” e compartilhar parte desta experiência com os nossos leitores, venho com 5 sugestões de livros leitura para aqueles que não sabem por onde começar ou até mesmo como belas indicações de presentes de Natal. Listo aqui alguns títulos clássicos e outros nem tanto do gênero, oferecendo também algumas alternativas contemporâneas, de qualidade (e bem baratinhas, diga-se de passagem) para todos os gostos.
Antes da lista propriamente dita, vale a pena deixar marcada a sugestão de leitura da nossa editoria “Ithildin”, espaço totalmente dedicado à Fantasia e que está repleto de artigos sobre o gênero, principais livros, filmes e alguns ensaios sobre o tema. Apesar de estar na moda essa coisa toda (perigosa) de psicanalistas analisarem Contos de Fadas, nossas leituras passam por outras vertentes, ainda mais se considerarmos a visão de um jornalista, o Marcus Vinícius e um antropólogo, enquanto editores do site. Divirtam-se!
5 – O Espadachim de Carvão, de Affonso Solano – Solano acabou de chegar ao mercado com um livro despretensioso e de linguagem simples, realizando uma singela homenagem aos livros-jogos da série Aventuras Fantásticas, tão populares da década de 1990. O Espadachim de Carvão apresenta as aventuras de Adapak no mundo de Kurgala, buscando em toda trama as razões da morte de seu pai, um dos Deuses Antigos. A narrativa é inspirada nos escritos de H.P. Lovecraft, fazendo uma leitura bastante interessante da mitologia Cthullu sem atentar para a atmosfera de terror tão típica deste escritor norte-americano. Eis uma sugestão nacional e felizmente barata, sendo a minha indicação tanto para os leitores mais velhos, mas especialmente para aqueles que querem entrar no mundo da leitura.
4 – O Oceano no Fim do Caminho, de Neil Gaiman – marcando o retorno de Gaiman na literatura fantástica para adultos, O Oceano no Fim do Caminho é um livrinho pequeno cheio de belas e assustadoras surpresas. O personagem principal é confrontado com lembranças do passado, de tempos em que era criança e ainda não tinha estabelecido aquela terrível fronteira entre realidade e fantasia que os adultos fazem melhor do que ninguém. O livro é cativante para os mais velhos, tendo como maior trunfo uma sensação mágica de nostalgia sobre eventos que jamais experienciamos, graças à identificação quase imediata com o personagem principal, sem nome. Sem sombra de dúvidas não é a melhor obra de Gaiman, em minha opinião um escritor super valorizado (aham, ainda acho que gastou tudo em Sandman e n’Os Livros da Magia), porém é uma sugestão barata e também despretensiosa para quem está procurando um título contemporâneo de qualidade.
3 – Aprendiz de Assassino, de Robin Hobb – Apesar desse mimimi exagerado do mainstream pelas Crônicas de Gelo e Fogo, fica a minha sugestão deste livro de Robin Hobb (pseudônimo para Margaret Astrid Lindholm Ogden). Aprendiz de Assassino acabou de ganhar a sua edição brasileira pela Leya, apresentando o bastardo real Fitz em sua jornada para se tornar o assassino do Rei. O livro tem a qualidade fantástica de apresentar o universo de Fantasia Medieval dos Seis Ducados de modo muito atraente, natural e singelo. Neste primeiro livro da saga Farseer Hobb apresenta a trama de modo bastante lendo e despretensioso, isso sem contar a maneira impressionante em como descreve as relações entre os homens e animais, algo certamente notável. Hobb hoje é considerada uma das referências no gênero, merecendo uma olhadela agora que chega em terras tupiniquins com esta tradução.
2 – Wizard of Earthsea, de Ursula K. LeGuin – a escritora norte-americana entrou neste ano para o ról dos meus autores favoritos do gênero, aliando com bastante sabedoria uma narrativa, até então Infanto Juvenil, com uma homenagem impressionante à Linguística e Antropologia Social. O pequeno livro conta a aventura de Ged no mundo da magia (J.K. Rowling, sua farsa… Coitado do Timothy Hunter de Gaiman…), entremeando na narrativa uma poderosa mensagem sobre o poder dos nomes e das palavras, sendo definitivamente uma excelente sugestão de leitura para todas – todas – as idades. Filha do antropólogo Alfred Kroeber, LeGuin ainda será apresentada no Ao Sugo com um artigo exclusivo (aham, o artigo já está pronto).
1 – Bridge of Birds – A Novel of an Ancient China That Never Was, de Barry Hughart – mesclando de forma primorosa elementos da Fantasia e Mitologia Chinesa, Hughart entra definitivamente para o ról dos escritores de Chinoiserie, numa obra muito, mas muito diferente do que estamos acostumados. Bridge of Birds me cativou desde o primeiro parágrafo, sendo um livro cujo estilo de narrativa lembra demais o clássico da literatura chinesa da dinastia Ming “Jornada para o Oeste”. É escrito com os mesmos floreios e hipérboles presentes na Mitologia Chinesa, contando a aventura de Boi Número 10 e o Mestre Li Kao em busca da Grande Raiz de Ginseng, o único ingrediente mágico capaz de curar as crianças do vilarejo de Ku Fu que, logo após a colheita do Bicho da Seda, caíram em sono profundo. Sendo um dos melhores livros que já li, prometo escrever um artigo exclusivo sobre a saga de Boi Número 10 e Li Kao no Ao Sugo, com o devido respeito e com mais calma. Uma palavra sintetiza a minha opinião sobre Bridge of Birds: lindo.
Victor Hugo, fantasioso editor do Ao Sugo
Deixar mensagem para Victor Hugo Cancelar resposta