Conselho Jedi Minas Gerais

Pois é uma grande felicidade poder abrir o mês de agosto com um post especial para a Holonet. Depois de entrevistarmos os Conselhos Jedi do Rio de Janeiro, São Paulo e o 501st Lusitanian Outpost, é chegada a hora de conhecermos o Conselho Jedi Minas Gerais! O mês é igualmente oportuno: teremos no próximo dia 31 a Jedicon Minas, uma das maiores convenções para os amantes de Star Wars do país.

A aproximação do Ao Sugo com o Conselho Jedi Minas Gerais vem se dando desde a criação da Holonet, finalmente entrando para o ról de dois grandes parceiros do Ao Sugo, o CJRJ e o CJSP. Deixo com vocês uma entrevista exclusiva, cedida com uma cordialidade incrível pela Dani Aayla. Aguardem para maiores novidades sobre as Jedicon Minas Gerais e Jedicon São Paulo na Holonet.

cjmg2

Vocês poderiam apresentar o Conselho Jedi Minas Gerais para nossos leitores? Qual o alcance e como se participa do CJMG?

O Conselho Jedi Minas Gerais (CJMG) é um fã clube mineiro de Star Wars, fundado em 1999 em Belo Horizonte. Este ano (2013) comemoraremos 14 anos de existência! Nosso fã clube está aberto para todos aqueles que gostam, amam ou apenas querem conhecer um pouco mais sobre Star Wars, sejam fantasiados ou não. O alcance do CJMG é grande, e para isto possuímos filiais em algumas cidades, que chamamos de Postos Avançados, afim de descentralizar as ações. Ou seja, além do CJMG que está situado em Belo Horizonte, há o Conselho Jedi Divinópolis, Conselho Jedi Vale do Aço, Conselho Jedi Araxá, Formiga, Poços de Caldas, Lagoa Santa, Uberlândia, Juiz de Fora, Ituiutaba… uns mais ativos que os outros. Além de Minas, já participamos em eventos em várias estados do Brasil, especialmente SP, RJ e RS. Para se tornar membro do fã clube é preciso acessar nosso site, clicar no link “PARTICIPE” e preencher um formulário de cadastro. Em seguida estará apto a participar do nosso fórum onde trocamos mensagens diariamente e organizamos encontros e eventos.

cjmg3

Quais são as principais atividades do CJMG durante o ano? Quais foram os momentos especiais do CJMG que são dignos de nota?

As principal atividade do CJMG durante o ano nós chamamos de INVASÃO, pois consiste em invadirmos, fantasiados, festas, eventos e confraternizações de cunho cultural diversificado, para divertir e fotografar com os participantes. Em outros momentos, o que mantém ativo o grupo são as atividades desenvolvidas pelos próprios fãs, que chamamos de PROJETOS. Atualmente temos, por exemplo, o PROJETO DE GRUPO DE LUTAS COREOGRAFADAS, cujos membros se reúnem para treinar golpes e estarem preparados para se apresentar em grande estilo nas futuras invasões. Temos também o PROJETO STAR BAR, que é para confraternização, em que qualquer tema sobre Star Wars é motivo para um encontro etílico na capital do boteco ou em qualquer outra cidade. Os projetos Jedi Band, Fanfic/Fanzine e Modelismo funcionam mais em vésperas da convenção Jedicon Minas, nosso maior evento, pois servem como combustível para apresentações deste dia tão esperado.

Temos muitos momentos especiais vividos pelo CJMG, e um deles foi quando conhecemos artistas do filme na Jedicon/SP: Anthony Daniels, o C3PO (ganhou até camisa do CJMG) e o Jeremy Bullock (Boba Fett), ambos muito atenciosos com todo o grupo.

Em se tratando de atividades mais especiais, cito duas, sem dúvidas, que são o Domingo Aéreo, da Força Aérea Brasileira, em que invadimos um Hangar e conhecemos até a Esquadrilha da Fumaça; e o McDia Feliz, que invadimos em prol à crianças com câncer do Hospital das Clínicas e Fundação Sara! Ambos são muito gratificantes e já fazem parte de nosso calendário anual há, pelo menos, 3 anos Em eventos como este, da Fundação Sara em parceria com a rede de fast food, é onde sentimos que conseguimos fazer a nossa parte para ajudar o combate ao câncer infantil, e é com certeza um dos eventos mais emocionantes que participamos.

cjmg4

A Jedicon Minas vem sendo anunciada com bastante alegria pelos membros, marcada para este mês de agosto. Já tem atrações previstas para a Jedicon deste ano e por que ela é importante?

A Jedicon Minas, nossa Convenção Bienal de Star Wars, é muito importante para o CJMG, pois está ligada diretamente com a história do nosso fã clube. Este ano realizaremos a 3ª edição! Há 14 anos, nossos fundadores juntos com os fãs clubes de RJ e SP realizaram no Brasil este formato de encontro, que é o maior agregador de fãs de Star Wars do país, por isso estamos muito ansiosos! A partir da Terceira Jedicon do Brasil, cada fã clube começou a desenvolver a sua, independentemente. Temos confirmada nossa maior atração: o dublador Mauro Ramos, que fez a voz do General Grievous em The Clone Wars e também a do Vice Nute Gunray, no Episodio I, A Ameaça Fantasma! Além disso, teremos estandes com exposições, sorteios de brindes, atrações de palco e oficinas, como, por exemplo, a Oficina Wars Origami onde a conceituada artesã mineira, Camila Costa, que ensinará aos participantes como fazer Yoda, Naves e Sabres apenas dobrando papéis! Haverá concurso de cosplays, exposição de ítens de colecionador, sala da Bits Games… Temos várias atrações previstas e estragaria a surpresa se contasse aqui agora, então estaremos aguardando a presença de vocês e esperamos que todos os fãs gostem do que estamos preparando, pois como pregam os fãs clubes brasileiros que realizam a Jedicon, esta convenção é feita DE FÃS, PARA FÃS!

cjmg5

Questão feita também ao CJSP, é inevitável deixar de perguntar: como os fãs estão encarando a compra da LucasFilms pela Disney?

Bem, essa é uma questão realmente delicada que poderia criar até uma guerra, pior que a do Império contra os Rebeldes. Brincadeiras à parte, sim, realmente foi uma surpresa para todos os fãs, mas não foi totalmente desagradável. Quem acompanha o trabalho da Disney sabe que eles conseguem fazer coisas espetaculares; porém, da mesma forma, já conseguiram desapontar muitos fãs. Quem acompanha o George Lucas sabe que o sujeito é muito competente, mas costumava entrar em conflito com os fãs, sempre mudando coisas nos filmes, adicionando efeitos aqui e ali, então não dá para saber se as coisas irão melhorar ou piorar, de fato, mas temos certeza de que todas as mudanças não serão ignoradas pelos fãs. Entendemos especialmente como uma grande jogadas de marketing, visando altos lucros financeiros; lembro a decisão da Disney em fechar a LucasArts, já com tudo pronto para trabalharem externamente com licenciamento, etc, etc… Agora, mais do que nunca, a FORÇA precisará ser nossa aliada! Só vendo para crer.

cjmg6

Como também perguntado aos nossos amigos de São Paulo, diante de uma nova trilogia de Star Wars chegando, o que seria a melhor e a pior coisa que poderia aparecer nos próximos filmes?

Sobre esta questão, poderíamos passar dias criando uma lista de dúvidas a respeito. Acredito que pode melhorar muito da qualidade cinematográfica e com a publicidade Disney. Contudo, acredito que a melhor coisa que poderia acontecer (e fatalmente acontecerá) é Star Wars alcançar cada vez mais fãs pelo mundo, principalmente no publico jovem. Com essa nova nova trilogia nos sentimos preocupados enquanto a questão da continuidade. Se eles realmente criarem uma nova saga com novos personagens e um novo drama pode ser que os fãs mais antigos não consigam assimilar muito bem. Tivemos a bagagem de Star Wars nas nossas vidas, rimos e choramos com os filmes e com tudo que o universo expandido tem a oferecer. Acredito que se eles simplesmente jogarem tudo isso fora vai ser um golpe e tanto no coração de cada fã. Se o Dark Side dominar e isto acontecer agora a, pior coisa que pode acontecer é um terrível futuro onde Star Wars vira um musical para adolescentes, rsss… mas vamos confiar!

Darth Victor

Deixe um comentário elegante

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s