Conselho Jedi São Paulo

Em fevereiro de 2013 a Cozinha do Ao Sugo foi convidada para participar de um evento muito importante, o Encontro Oficial do Conselho Jedi São Paulo (CJSP). Naquela oportunidade eu e Marcus Vinícius deixamos os processadores de texto de lado e fomos acompanhar de perto uma atividade nerd sem igual. A tarde de sábado foi repleta de palestras e bate-papos com os fãs da saga, além da presença ilustre de vários cosplayers passeando pela Livraria Cultura naquele dia, deixando tudo muito singular e especial (fotos disponíveis aqui).

Naquela oportunidade fomos incrivelmente bem recebidos pelo presidente do CJSPMarcelo Chewie e todo o seu staff, momento em que participamos de um destes bate-papos discorrendo sobre o Universo Expandido e tudo mais. Platéia lotada, pessoas em pé, com a grande maioria trajando camisetas dedicadas à saga. Foi lá que eu tive consciência da dimensão e carinho do fandom paulista por Star Wars, reunidos em um grupo pelo qual tenho profunda admiração e respeito: a minha participação na próxima Jedicon do CJSP está mais do que confirmada!

Para esta edição do Especial Star Wars do Ao Sugo recorri novamente ao Marcelo Chewie para ceder uma entrevista a nossos leitores, espalhados no Brasil, Estados Unidos, Japão e Portugal. Creio ser bastante interessante apresentar o grupo e suas atividades aos demais, sendo uma grande pedida para todos os fãs de Star Wars que querem conhecer outros fãs e assim consolidar novas amizades. Com vocês, o Conselho Jedi São Paulo!

Conselho Jedi São Paulo

Você poderia falar sobre o Conselho Jedi São Paulo e suas atividades?

O Conselho Jedi São Paulo é um fã clube virtual que se propõe a reunir fãs e simpatizantes dos filmes que compõe a Saga de ‘Guerra nas Estrelas’ (Star Wars), criada por George Lucas no final dos anos 70, mas não exclusivamente destes filmes, afinal, seus mais de cinco mil integrantes curtem também muitos outros filmes, livros, quadrinhos e jogos, todos ligados à Ficção e Fantasia em geral.

O ‘CJSP’, ou ‘CJ’ como é mais conhecido por seus integrantes, está presente hoje nas mais diversas áreas virtuais da internet como redes sociais (Orkut, Facebook e Twitter), grupos de discussão (Yahoo), Site Oficial e Fórum, oferecendo várias opções aos fãs que querem compartilhar seu conhecimento, conhecer mais pessoas com o mesmo gosto e ainda descobrir um pouco mais sobre os filmes que tanto gostam.

Biblioteca do Templo Jedi

O CJSP está relacionado com os outros Conselhos Jedi espalhados pelo país?

Sim! Temos muito orgulho em ter contato com outros NOVE Conselhos Jedi espalhados pelo país! Cada um deles mantém sua independência em suas respectivas regiões e Estados e na medida do possível, procuramos sempre manter contato chegando a viajar para curtir as Jedicons que acontecem em outros Estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Brasília e Paraná, e há planos ainda de conhecer outras Jedicons que devem acontecer nos Estados mais afastados de São Paulo, como Bahia, Ceará e Pernambuco, por exemplo.

É importante frisar que o CJSP surgiu em 1999 baseado no Conselho Jedi Rio de Janeiro, primeiro dos CJs a ser fundado e que já existia desde 1997, fundado à época do lançamento da Special Edition da Trilogia Clássica nos cinemas! A sintonia entre os CJ’s é tanta que nos consideramos uma grande família, procurando visitar os membros mais próximos a cada oportunidade que surge!

Yoda

Como fazemos para participar?

Fazendo parte de qualquer uma de nossas áreas virtuais que exijam um simples cadastro, você já passa a fazer parte do fã-clube. No início, era necessário cadastrar-se na nossa lista de discussão do Yahoo! Grupos, mas depois, com o advento das redes sociais, decidimos também aceitar os inscritos nestas novas plataformas de convívio sócio-virtual, como o Facebook, por exemplo, que é hoje a “nave-mãe” das redes sociais.

Banco do Computador

Estivemos presentes no Encontro Oficial do Conselho Jedi São Paulo em fevereiro deste ano. Pensando nestas reuniões, quais são os eventos oficiais do CJSP durante o ano?

O CJSP atua em eventos voltados aos fãs, ora como convidado, ora como organizador, como os Encontros do CJSP que costumam acontecer a intervalos de dois a três meses. O Ao Sugo inclusive foi um de nossos convidados e pôde sentir como é o ambiente de um Encontro do CJSP: leve, descontraído, com muito bom humor e muita interação entre os presentes!

Já realizamos também ‘estréias’ dos filmes nos cinemas (Episódio II em 2002, Episódio III em 2005 e mais recentemente o lançamento do longa metragem que daria início à série televisiva Clone Wars), reunindo um grande número de fãs, muitos deles fantasiados, o que sempre chama a atenção das pessoas que não fazem ideia de como é legal se caracterizar como um personagem dos filmes!

Outros eventos incomuns de que costumamos participar são os lançamentos dos filmes visando o mercado de home vídeo. Já levamos o Império à Av. Paulista quando os filmes foram lançados pela primeira vez em formato digital, e também “invadimos” lojas e shoppings quando há algum game sendo lançado no mercado.

Conselho Jedi

E um dos eventos mais importantes do CJSP é também o nosso maior desafio: a JEDICON SP! Organizada, produzida e realizada anualmente pelo CJ, é um evento que se propõe a reunir durante um dia inteiro, fãs e simpatizantes da obra mais conhecida de George Lucas, com atividades, palestras, brincadeiras, bate-papos com personalidades do meio, concurso de fantasias ao final do dia e os já famosos sorteios de brindes doados pelos parceiros do clube.

Durante a Jedicon, temos também uma ação social e pedimos a todos que levem 01 (UM) quilo de alimento não perecível, pra que possamos ajudar a uma instituição de caridade que conta com a nossa Força pra se manter durante alguns meses. Este ano inclusive estamos pensando em premiar a quem levar a maior quantidade de alimentos ao evento!

Neste ano de 2013, nossa Jedicon acontecerá no dia 12 de Outubro (Dia das Crianças), e esperamos fazer uma festa digna dos fãs de Star Wars, que todo ano nos visitam e nos ajudam a fazer um evento realmente incrível! Que neste dia todos voltem a sentir o que é ser criança e, mais importante, continuem a sentir a emoção do que é ser um fã de Star Wars!

Conselho Jedi

Tem algum momento excepcional que o CJSP passou nos últimos anos envolvendo a saga que vocês gostariam de citar? Como foi?

No ano de 2009 o CJSP completou dez anos de existência. Com isso, nossa vontade era a de realizar uma Jedicon que fosse lembrada por muitos anos como uma das melhores. E numa coincidência sem tamanho, fomos convidados a participar de um programa de auditório na TV Bandeirantes que premiava seus vencedores com um carro e duas motocicletas. Surpreendentemente, o CJSP acabou vencendo a tal disputa! E como o clube não tem fins lucrativos, ficamos com um pequeno problema nas mãos: O que fazer com os veículos ganhados no programa? Parte do “problema” foi resolvido com a doação de uma das motos à ACDEM, instituição que ajudamos todo ano e que com esta doação pôde colocar algumas contas em dia.

Foi então que pensamos em realizar um antigo sonho dos integrantes do CJSP. Sempre sonhamos em trazer um dos atores da Saga ao Brasil pra que os fãs brasileiros pudessem ter contato mais direto com os mesmos, conseguindo autógrafos, fotografias, conversando e interagindo com eles, enfim, pra que pudessem ter a oportunidade de conhecer alguém que estivesse diretamente ligado às produções dos filmes clássicos. Depois de muito pensar e pesquisar sobre qual deles poderia vir ao Brasil, chegamos ao nome de Jeremy Bulloch, um dos caras mais amados de todos os filmes! Ele é simplesmente o cara que interpretou o caçador de recompensas mais cool da galáxia: BOBA FETT! Suas únicas exigências: conhecer o nosso futebol e o nosso churrasco, ou seja, jogo ganho pro CJSP! E nós utilizamos o dinheiro da venda dos veículos pra pagar passagens, hospedagem, etc. para que ele e sua esposa viessem ao Brasil, abrilhantando assim uma Jedicon inesquecível! O resto é história!

Deixo aqui meus agradecimentos ao Marcelo e ao Conselho Jedi São Paulo. Que a Força esteja com vocês!

Darth Victor

Deixe um comentário elegante

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s