Yoda

Atualizado – Victor Hugo, Coronet, Corellia. Como já dito em outras oportunidades, as histórias relacionadas ao universo de Star Wars continuam sendo desenvolvidas, obrigado. Apesar dos seis filmes contando parte da saga da família Skywalker, são vários os livros, histórias em quadrinhos, seriados animados e jogos que contam o que aconteceu antes e depois dos episódios I a VI, criando assim o que a LucasFilm e os fãs conheceram como “Universo Expandido”.

Assim como o nosso próprio universo, tanto o antigo Universo Expandido de Star Wars como o novo canon se expandem diariamente para todos os lados, com inúmeras publicações que buscam explicar os porquês dos porquês da saga, contando como surgiu isso aqui, como se desdobrou aquilo ali, tudo nas mais variadas direções. Por conta de uma rigorosa estratégia de marketing e licenciamento, apesar de pressuporem uma linha de tempo única, as narrativas envolvendo Star Wars são criadas para se conformarem em vários períodos de tempo no presente, passado e futuro da franquia.

Biblioteca do Templo Jedi

Desta forma, é um pouco chato (porém simples) entender plenamente o conceito de Linha do Tempo em Star Wars, uma vez que ela é dinâmica e é alterada a todo o momento. Ainda não entendeu? É simples: ao contrário dos escritos de J.R.R. Tolkien que já formam um conhecimento fechado sobre a história da Terra-Média e sem chances de inovação (afinal, seu autor… morreu…?), em Star Wars as coisas ainda estão acontecendo, gerando uma linha do tempo que é atualizada regularmente. Nesse sentido, é bastante comum o fã encontrar uma linha do tempo que não considera tal ou tal publicação, tendo em mente que pode ser uma linha do tempo “desatualizada”.

Como já dito em outro artigo (leia aqui), o desenvolvimento desta linha do tempo não é algo isento de regras, como se tudo fosse a casa da mãe Joana, não senhor! Graças ao Lucas Story Group, tudo é estritamente controlado, garantindo um mínimo de coesão entre as histórias já contadas em várias mídias. Agora que a Disney comprou a Lucasfilm e abandonou o antigo Universo Expandido, temos duas linhas correndo em paralelo, sendo o antigo conhecido agora como Legends.

Para a sua felicidade, disponibilizo hoje as linhas do tempo mais atualizadas do Universo Expandido, tanto a do novo canon como do selo Legends, considerando apenas os livros publicados pela Del ReyBantam e Disney Book Group/Lucas Press. Como consideram os seis filmes como espinha dorsal da história e, como é um dos braços mais proeminentes do Lucas Story Group, os livros agregam em si as principais narrativas envolvendo os personagens de Star Wars em vários períodos, sendo uma referência segura para quem quer se aventurar no Universo Expandido.

Banco do Computador

A Linha do Tempo é uma ordem cronológica de eventos (publicações) bastante clara e aparentemente sem maiores complicações no seu entendimento. Contudo, nem sempre foi assim: o ponto de partida para compreender a Linha do Tempo é a Batalha de Yavin (BY), o que definiu ao longo de mais de 30 anos toda a ordem de publicações já lançadas sobre Star Wars. Para compreender como esta linha do tempo foi sendo desenvolvida ao longo dos anos, é importante que o leitor aqui entenda os vários conceitos de canonismo, já explicados em artigos exclusivos aqui no Ao Sugo.

Aproveite, faça o download e salve a linha do tempo oficial do selo Legends em seu computador, tablet, celular, unidade astromech, no computador de sua nave ou o que seja. Não se preocupem com as atualizações: todas as vezes que a linha do tempo for atualizada pela Del Rey/Lucas Story Group nós ofereceremos a versão mais recente, neste mesmo espaço. Só não se esqueça de visitar o Ao Sugo regularmente!

Antigo Universo Expandido – Selo Legends

Download da Timeline oficial do selo Legends (em inglês)

Novo Canon de Star Wars

Episódio I – Ameaça Fantasma (novelização: Terry Brooks)

Episódio II – Ataque dos Clones (novelização: R.A. Salvatore)

Episódio III – A Vingança dos Sith (novelização: Matthew Stover)

Episódio IV – Uma Nova Esperança (novelização: George Lucas, Alan Dean Foster, ghostwriter)

Episódio V – O Império Contra-Ataca (novelização: Donald F. Glut)

Episódio VI – O Retorno de Jedi (novelização: James Kahn)

Episódio VII – O Despertar da Força (novelização: Alan Dean Foster

Holonet - Retornar ao Menu Principal

Victor Hugo Kebbe

Nerd, Antropólogo Japanologista, Bibliotecário do Novo Canon e do Velho Universo Expandido de Star Wars, Dragonborn, Witcher, Vault Hunter, exímio piloto de A-Wing, combatendo os Geth e Reapers até os dias de hoje.

Deixe um comentário elegante

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s